O gerenciamento de dados físicos é o processo de implementação e manutenção do armazenamento físico, acesso e processamento de dados em um sistema de gerenciamento de banco de dados ou outra tecnologia de armazenamento de dados. Envolve a implementação do modelo lógico de dados em uma tecnologia de banco de dados específica e a definição das características físicas do armazenamento e acesso aos dados.
Estamos todos familiarizados com sistemas de gerenciamento relacional, NoSQL e Data Warehouse, etc. Todos esses são exemplos de gerenciamento de dados físicos.
O gerenciamento lógico de dados é um processo de organização e gerenciamento de dados com base em suas relações lógicas, significado e contexto. Ele se concentra na definição de elementos de dados, seus relacionamentos e seus atributos de forma compreensível e significativa para usuários técnicos e de negócios.
O objetivo do gerenciamento lógico de dados é criar um modelo conceitual dos dados que todas as partes interessadas possam entender e manter facilmente. Isso inclui a definição de entidades de dados, seus atributos e as relações entre eles, bem como a definição de regras de negócios e padrões de qualidade de dados. O resultado do gerenciamento de dados lógicos é um modelo de dados lógico, que é uma exibição de alto nível dos dados que não depende de nenhuma tecnologia ou implementação específica.
O gerenciamento lógico de dados é fundamental para garantir que os dados sejam bem organizados, compreensíveis e significativos, essenciais para a governança, integração e análise de dados eficazes.
Embora a arquitetura de dados físicos tenha sido a arquitetura predominante usada por décadas, o gerenciamento de dados lógicos está aumentando em popularidade, por sua natureza ágil. Um dos tópicos mais quentes no espaço de gerenciamento lógico de dados é o Data Fabrics. Por sua própria definição, o Data Fabric permite a integração e o compartilhamento de dados entre fontes de dados heterogêneas. Esse conceito de fontes de dados heterogêneas significa que você está estabelecendo uma camada lógica de acesso a dados sobre essas várias fontes de dados. Da mesma forma, outro padrão de gerenciamento de dados muito popular hoje em dia é o Data Mesh, que é inerentemente uma arquitetura de dados lógica. Ele é construído em uma plataforma de dados distribuída, o acesso aos dados é por meio de produtos de dados baseados em domínio, que é a camada de abstração das fontes de dados subjacentes. Os consumidores dos produtos de dados não necessariamente veem ou sequer sabem nada sobre as fontes de dados subjacentes. Esses links levarão você a mais detalhes sobre Data Fabric e Data Mesh.
O software de virtualização de dados implementa arquitetura e gerenciamento lógico de dados que integram todos os dados corporativos isolados em sistemas diferentes, gerenciam dados unificados para segurança e governança centralizadas e os entrega aos usuários corporativos em tempo real.
Para saber mais sobre a virtualização de dados, acesse o link abaixo.